quinta-feira, 16 de outubro de 2008

À descoberta das Árvores...

No âmbito do nosso Projecto "Para que servem as árvores?" fomos ao jardim do Campo Grande observar as árvores e aprender a medi-las. Descobrimos que podemos medir com o nosso corpo, com as mãos, com os braços. Os troncos mais fininos conseguimos agarrar com as mãos mas os mais grossos precisamos de dois ou mais meninos! Encontrámos uma árvore com o tronco tão grosso que nem com todos os meninos de mãos dadas conseguimos dar a volta à árvore!

Foi uma manhá muito divertida e rica em aprendizagens... :)

image

Também encontrámos árvores muito altas e outras mais baixas!

image




"O D. é mais baixo do que a árvore. A Inês é mais alta do que a árvore. A Inês é mais alta!"

(C., M.C e P.A.)




No jardim apanhámos folhas e fizemos depois uma actividade que nos permitiu descobrir a forma e a textura das folhas das árvores... É só colocar a folha por baixo da folha de papel e pintar passar por cima com um lápis de cera!

image

7 comentários:

Xana disse...

Hoje gostei muito de ler o blog da Inês pois tive a sensação de estar a ver o que sucedeu com o Tiago na sala dos 3 anos. Também um passeio ao parque para medirem com o corpo as coisas que por lá havia.
É uma experiência muito gira.
Bjs

Marta disse...

Precisamente na sala dos 3 anos, os meninos da Marta fizeram uma actividade muito idêntica e foi de facto fantástico o contacto com a Natureza, as medições com o próprio corpo e a sensibilização que a partir daí se criou na sala. Parabéns pelo projecto. Ah, e claro não podia deixar de referir que adorámos a comunicação! Sim que estes meninos crescidos já comunicaram o projecto à sala da Marta! Parabéns pelo trabalho desenvolvido até aqui e que ainda vai dar grandes frutos... beijinhos

Vitor disse...

Foi uma actividade muito apreciada pela C. e certamente por todos os outros meninos.

A C. falou espontaneamente deste projecto e explicou-nos como são as árvores, como se medem e para que servem, que nos dão a madeira, que com elas se podem fazer os móveis... depois explicou-nos detalhadamente como é que se fazem os desenhos com as folhas por baixo do papel. Em termos pedagógicos o projecto é um sucesso.

O registo das texturas resultou em trabalhos muito bonitos. Parabéns aos artistas!

M. disse...

A M. anda fascinada com este projecto, e nos momentos em que lhe apetece efectivamente partilhar o seu dia, "ensina-me" variadissimas coisas sobre as arvores.
E o passeio foi claramente um momento alto, sobretudo a brincadeira com a M. grande.
ADOROU.
Os pais gostavam muito de ir fazer a experiência da reciclagem, mas na próxima semana vai ser impossivel, será que dava desta segunda a oito dias??(mãe de beicinho, desejando alcançar resposta positiva)

Inês disse...

Mãe G., os amigos da sala da Inês aguardam a visita com o ânimo habitual...! Fica então apontada a vinda à sala para a semana a seguir à que começa amanhã! :) Um beijinho!

susyr disse...

Olá! Voltámos e ansiosos por novos projectos...
O M. tb adorou a visita e só dizia que "agumas avoes sao gandes e outas sao piquininas!!!"
Bj gd

Ana Princesa disse...

Que saudades do pré escolar quando eles... FALAM!!
Agora estou em creche e gostei do teu trabalho.

**